Bioplásticos para um mundo em transformação

Publicado em 13/01/2023

Bioplásticos para um mundo em transformação

Os ecossistemas ao redor do mundo estão em crise e todos estamos cientes disso. Mas o meio ambiente não é a única vítima da poluição. O descarte irresponsável de resíduos nos oceanos também causa graves perdas econômicas, danificando embarcações e equipamentos de pesca, atrapalhando a indústria do turismo e aumentando a necessidade de limpeza das regiões costeiras.

O aumento da temperatura global e a destruição de biomas têm provocado catástrofes naturais cada vez mais frequentes, como tempestades, inundações e incêndios, que causaram US$ 260 bilhões em perdas apenas em 2022.

Todos têm sua parcela de responsabilidade sobre essa situação, produtores, consumidores e governos. Um estudo conduzido pelo Blue Keepers e pelo Instituto Oceanográfico da USP indicou que cada brasileiro pode ser responsável, em média, por 16 kg de plásticos despejados no oceano por ano.

A poluição e o descarte sem controle de resíduos — principalmente de plásticos – são alguns dos maiores problemas do século XXI. Outro estudo publicado pela revista Science Advances, feito em 2017, reportou que, até o ano de 2015, apenas cerca de 9% de todo o plástico gerado no mundo foi reciclado.

Diante desse quadro preocupante, é evidente que apostar todas as fichas na reciclagem é “como enxugar gelo”, como mostra a jornalista Amália Safatle, em reportagem especial para o jornal Valor Econômico, no caderno Eu&, do último dia 6 de janeiro de 2023. A jornalista alerta na matéria que, para não se afogar em plástico, a sociedade global deve buscar soluções além das regulamentações.

O estudo divulgado na Science Advances observou que, como a maioria das matérias-primas utilizadas na fabricação de resinas eram de fontes não renováveis e, portanto, dificilmente biodegradáveis, o plástico se acumulou no ambiente, em vez de se decompor, causando inúmeros prejuízos ambientais. Como os plásticos de base biológica tinham pequena presença no mercado global na época do estudo, foram excluídos da análise.

Nós da  Earth Renewable Technologies (ERT), green tech produtora de bioplásticos com fábrica em Curitiba (PR), estamos mudando essa realidade. O volume do mercado global de bioplásticos atingiu a marca de 2,2 milhões de toneladas em 2021. Um número ainda pequeno quando comparado à produção global de plásticos (390,7 milhões de toneladas), mas com previsão de crescimento anual de 8,3% até 2026. Estamos no caminho certo.

Sabemos que eliminar totalmente a produção plástica tradicional no mundo é impossível, pelo menos por enquanto, já que ainda dependemos dos benefícios de isolamento, maleabilidade e baixo valor econômico que o material oferece.

Mas uma mudança gradual é necessária. Não poderemos enfrentar as ameaças à vida aquática, aos ecossistemas e à saúde humana por muito mais tempo. O bioplástico é uma ferramenta importante nessa trajetória, pois, dependendo do processo produtivo e do descarte pós-consumo, garante uma menor pegada de carbono, a redução da dependência de recursos fósseis – como o petróleo – e a oportunidade de ter a compostagem como mais uma opção de destinação final ambientalmente adequada.

Então, será que é possível reverter os danos ambientais que o plástico tradicional já causou ao nosso planeta e à nossa saúde? De acordo com um estudo de pesquisadores da Suécia, Noruega e Alemanha publicado em julho de 2021 na revista Science, estamos lidando com um problema “pouco reversível” e, por isso, devemos agir o mais rápido que pudermos.

Nós da ERT estamos fazendo a nossa parte da luta contra a poluição plástica. Vamos juntos?

Fontes:

https://valor.globo.com/eu-e/noticia/2023/01/06/por-que-reciclar-plastico-no-brasil-e-como-enxugar-gelo.ghtml

https://ourworldindata.org/plastic-pollution#which-countries-emit-the-most-plastic-into-the-oceans

https://www.science.org/doi/full/10.1126/sciadv.1700782

https://www.statista.com/statistics/282732/global-production-of-plastics-since-1950/

https://www.pactoglobal.org.br/noticia/579/dados-ineditos-do-blue-keepers-impactam-mais-de-130-milhoes-de-pessoas

https://www.nature.com/articles/s41578-021-00407-8

https://www.bccresearch.com/market-research/plastics/global-markets-and-technologies-for-bioplastics.html

https://www.bloomberg.com/news/articles/2022-12-01/storms-floods-and-fires-caused-260-billion-in-losses-in-2022?leadSource=uverify%20wall

https://www.science.org/doi/10.1126/science.abg5433

https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/12/28/brasil-tem-2078-milhoes-de-habitantes-mostra-previa-do-censo-2022.ghtml