Certificação, a chave para a confiança

Publicado em 21/03/2023

Com a informação na palma da mão (ou melhor, na tela de um smartphone) é cada vez maior a quantidade de consumidores preocupados com os produtos e serviços que consomem. Conscientes do impacto de suas escolhas, estão atentos ao que as empresas fazem e como fazem. De acordo com um levantamento da Confederação Nacional da Indústria, publicado no início deste ano, metade dos entrevistados verifica se o produto foi produzido de forma ambientalmente sustentável antes de adquiri-lo. E, ainda que empresas sejam as instituições mais confiáveis atualmente (em comparação com o governo, a mídia e ONGs), essa posição pode ser passageira, alertou o Edelman Trust Barometer 2023, uma pesquisa anual de confiança e credibilidade. Por isso, é fundamental que as empresas invistam em ações que demonstrem transparência, responsabilidade social e ambiental, além de buscar certificações que comprovem a qualidade de seus processos e produtos.

Cada certificação estabelece critérios diferentes, mas um grupo de diretrizes se destaca pela sua história e relevância: a ISO, sigla para International Organization for Standardization. Derivado do grego ‘isos’, que significa «igual», a ISO é uma organização internacional independente e não governamental. Sua história começou em Londres no ano de 1946, quando um grupo de delegados se reuniram no Instituto de Engenheiros Civis para discutir o futuro da padronização internacional. Em 1947, a ISO passou a existir oficialmente e dois anos depois se mudou para uma pequena casa em Genebra, cidade da atual sede. Em 1951, a organização publicou a sua primeira recomendação, acerca da temperatura de referência para a especificação de propriedades geométricas e dimensionais de um objeto. Atualmente, o sistema ISO conta com mais de 24.000 padrões internacionais cobrindo quase todos os aspectos de tecnologia, gerenciamento e manufatura.

Um desses nichos, mais conhecido como a família 9000, aborda a gestão da qualidade e foi publicado pela primeira vez em 1987. A norma 9001 é a única da família passível de certificação e especifica requisitos para que empresas funcionem de maneira mais eficaz e garantam a satisfação de seus clientes. Outra família relevante é a da ISO 14001 e normas relacionadas, que englobam padrões ambientais e ferramentas para traduzir a paixão pelo planeta em ações efetivas. Lançada em 1996, a norma elenca formas de melhorar o desempenho ambiental por meio do uso mais eficiente de recursos e da redução de resíduos. Como todos os padrões do sistema ISO, a norma 14001 destaca a importância de uma melhoria contínua dos sistemas de uma organização. Outra característica comum dos padrões ISO é que eles são atualizados regularmente para garantir que permaneçam relevantes para o ambiente de negócios atual.

Embora o sistema ISO conte um grande número de recomendações e padrões, a organização não realiza processos de certificação. Isso é feito por organismos externos e independentes que auditam as práticas das empresas em relação aos requisitos da ISO. Se o padrão for implementado corretamente, as certificadoras sinalizam essa conquista para os compradores, clientes, fornecedores e outras partes interessadas, tornando o processo confiável e transparente.

Em janeiro deste ano de 2023, a ERT foi certificada ISO 9001:2015 e 14001:2015, comprovando os nossos esforços para a qualidade dos nossos produtos, a satisfação dos nossos clientes e uma ótima performance ambiental. Esse é o nosso compromisso, com você e com o planeta.

Fontes:

https://static.portaldaindustria.com.br/media/filer_public/31/10/31109c6e-726b-4c27-ae04-91a5141e0a46/rsb57_edicao_revisada.pdf

https://www.edelman.com/trust/2023/Trust-barometer/business-unshakable-force-polarized-world

https://www.iso.org/about-us.html

https://www.iso.org/iso-9001-quality-management.html